Skip to main content
Serviços

GPR – Ground Penetrating Radar

Quais as utilizações do GPR?

O Ground Penetrating Radar (GPR), ou radar de penetração no solo, é um método de investigação geofísica não destrutivo. Utilizando ondas eletromagnéticas de alta frequência, o GPR mapeia diferenças de litologia, cavidades, objetos e estruturas enterradas na subsuperfície.

Esse método eficiente emprega um equipamento equipado com uma antena dipolar e uma unidade de processamento para análise em tempo real. Durante o mapeamento, são emitidos pequenos pulsos elétricos de alta frequência (entre 10 e 2500 MHz) pela antena transmissora, garantindo alta resolução.

O sinal é enviado ao solo, onde as diferentes estruturas refletem parte da onda eletromagnética. Uma antena receptora captura o sinal refletido, transmitindo as informações para a unidade de armazenamento, onde são interpretadas.

Embora o emprego do GPR em mineração e exploração mineral talvez não receba tanta atenção quanto em outras indústrias, sua utilização é bem documentada.

GPR – GROUND PENETRATING RADAR

Principais Aplicações do Ground Penetrating Radar (GPR)

Nos setores de mineração e exploração, o GPR está crescendo em popularidade, pois os operadores buscam ampliar seus benefícios em áreas como:

  • Exploração mineral
  • Avaliações de pedreira e planejamento de expansão
  • Detecção de perigo de túnel e mapeamento estrutural

O GPR é amplamente empregado na indústria de mineração, pedreiras e túneis, oferecendo a capacidade de detectar mudanças no tipo de rocha e identificar estruturas cruciais, como fraturas, falhas e juntas. Suas aplicações específicas abrangem desde a definição da estrutura geológica, exploração mineral e determinação da espessura do estéril até a avaliação do local da mina, projeto de túneis, estabilidade do maciço rochoso, classificação do depósito de placer e delineamento da zona de minério.

Placer & Exploração Mineral

O GPR é amplamente utilizado globalmente para a exploração mineral, sendo mais comum na exploração de depósitos fluviais de ouro e diamantes, assim como em depósitos de praia de titânio e minerais pesados ricos em ferro. Além disso, o GPR desempenha um papel importante na detecção e rastreamento de veios minerais, grandes zonas de falhas e na exploração de níquel laterítico.

Visite o nosso blog

  • GPR – GROUND PENETRATING RADAR
  • GPR – GROUND PENETRATING RADAR

    Precisando de ajuda
    com algum dos nossos serviços?