A finalidade do ensaio de absorção de solo é estimar a capacidade de percolação do solo e a profundidade do nível freático, que faz referência a construção de tanques sépticos e/ou valas de infiltração. O mesmo ensaio atende as condições inseridas nas normas técnicas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, sob o número NBR 7229/93.
O ensaio de absorção consiste em escavações feitas no terreno com dimensões suficientes para permitirem a realização do ensaio descrito nas seções subsequentes. No fundo de cada uma das três escavações deve ser aberta uma vala de seção quadrada de 30 cm de lado e 30 cm de profundidade.
Após a escavação, deve-se raspar o fundo e os lados da vala de modo que fiquem ásperos. Retirando da vala todo o material solto e cobrir o fundo da mesma com uma camada de 5 cm de brita n°1.
Finalmente as valas são saturadas, preenchendo totalmente com água. Então, é medido quanto tempo é necessário para que 1 cm de coluna d’água seja percolada no solo.
De acordo com o resultado obtido, conseguimos entender o coeficiente de infiltração do solo, necessário para áreas de tratamento de esgoto próprio, para um sistema local de tratamento de esgoto, cemitérios, aterros sanitários, represas de água e outros empreendimentos.
Se você está querendo montar algum empreendimento citado anteriormente ou que necessite repassar para o engenheiro o coeficiente de infiltração do solo, podemos te ajudar!