Minério de Prata: Entenda tudo sobre!
A prata é um dos mais conhecidos metais preciosos, principalmente por conta da dificuldade de encontrar esse tipo de minério e, devido a isso, por ele ser extremamente raro. Tanto é que, segundo o site da USGS (serviço geológico americano), das 1.740.000 toneladas de prata que foram descobertas, 55% se concentra em apenas quatro países.
Além disso, toda essa quantidade caberia em um cubo de 55 metros de lado. Cabe ressaltar ainda que é extremamente raro encontrar esse minério puro na natureza e é muito mais comum que ele ocorra como subproduto de outros minerais. Dessa forma, neste conteúdo, vamos abordar tudo sobre o minério de prata, confira!
Informações gerais sobre a prata
Confira abaixo uma tabela que contém informações sobre as principais características da prata:
Composição | Prata, às vezes misturada com ouro, mercúrio, arsênico e antimônio |
Classificação Química | Elemento Nativo |
Composição química | Ag |
Número atômico | 47 |
Cor | Branco prateado em superfícies não manchadas. Mancha de amarelo escuro a preto. |
À risca | Branco prateado a cinza claro. |
Brilho | Metálico |
Dureza | 2,5 a 3 |
Gravidade Específica | 10,49 |
Tipo de Rocha em que é encontrada | Ígnea, metamórfica |
Sistema Cristal | Isométrico |
Usos | Joias, energia solar / nuclear, cutelaria, fotografia, antibióticos, eletrônicos, investimentos |
Na tabela periódica, Ag significa prata. Este símbolo vem da palavra latina argentum , que se correlaciona com a aparência brilhante ou branca do metal. A prata é um metal de transição, o que significa que apresenta alta tendência para a formação de compostos. Além disso, esse metal ocorre em filões e possui intenso brilho metálico.
Propriedades do Metal
A prata é um metal muito dúctil e maleável. Permite obter lâminas com 0,003 mm de espessura e fios de 100 m pesando apenas 38 mg. Duas peças de prata podem ser soldadas a marteladas, desde que aquecidas a 600ºC. Seu ponto de fusão é 960 °C. É o metal que melhor conduz o calor e a eletricidade. Tem propriedades semelhantes às do minério de cobre e as do minério de ouro.
Formas de encontrar o minério de prata na natureza
Existem basicamente quatro formas de encontrar o minério de prata na natureza e elas são:
- Puro
- Mineral
- Liga
- Vestígio de metal
A forma mais abundante de prata na Terra hoje é como um traço de metal em conjunto com outros minérios de metal. As principais fontes de prata são extraídas como minério de cobre, cobre-níquel, chumbo e chumbo-zinco. Na natureza, é mais provável que a prata seja encontrada como um composto. Em 2014, estimava-se que havia 26.800 toneladas de prata fina disponíveis no mundo.
A maioria das minas de prata do mundo está localizada no Peru, Bolívia, México, China, Austrália, Chile, Polônia e Sérvia. A forma pura da prata pode ser encontrada na crosta terrestre, com ocorrência de apenas 0,08 partes por milhão.
Principais países produtores de minério de prata
A figura abaixo mostra em tonelagem produzida de minério de prata, os principais países produtores no ano de 2019.
Como encontrar prata na natureza?
A prata nativa às vezes é encontrada nas zonas oxidadas acima dos minérios de outros metais. Ela consegue se manter estável porque a prata não reage prontamente com oxigênio ou água.
Neste caso, a reação ocorre com o sulfeto de hidrogênio para produzir uma superfície manchada que é composta do mineral de sulfeto de prata conhecido como acantita. Muitos tipos de prata nativa que foram expostos à atmosfera ou à atividade hidrotermal possuem um revestimento de acantita.
A maior parte da prata nativa é encontrada associada à atividade hidrotermal. Nessas áreas, frequentemente ocorre em abundância preenchendo veios e cavidades.
Alguns desses depósitos são grandes e ricos o suficiente em prata nativa e conseguem tornar viável a mineração. Contudo, na maioria dos casos, a viabilidade econômica do depósito depende da presença de outros minerais valiosos. As minas são geralmente operações subterrâneas que seguem os veios e cavidades preenchidos pela prata nativa.
O hábito da prata costuma ser flocos finos, placas e aglomerados de cristais dendríticos formados nos espaços estreitos de juntas e fraturas. Hábitos filiformes e semelhantes a fios também são vistos. Os cristais raramente são os cubos, octaedros e dodecaedros esperados de um mineral isométrico.
Como o minério de prata é extraído?
O minério de prata é encontrado principalmente como um composto, seu método principal de produção é um subproduto secundário do refinamento eletrolítico. O método utilizado é chamado de processo de Parkes, onde a prata é removida do chumbo e de alguns outros tipos de metal por meio de um procedimento de extração líquido-líquido.
A prata também pode ser extraída do cobre e do zinco por meio de um processo semelhante, no qual ela é purificada por uma solução de nitrato. Outra fonte do minério de prata é o refinamento dele nas minas de ouro. Electrum é um tipo de rocha em que o teor de ouro e prata é igual a aproximadamente 20% do material total, dessa forma, vestígios de prata podem ser extraídos desse produto de minério de ouro.
Minerais que contém prata
O número de minerais que contêm prata como constituinte essencial é bastante alto. Atualmente, existe uma lista de minerais de prata que inclui 39 espécies diferentes. Cada um deles é um mineral de prata distinto. Todos eles são raros, mas alguns (como acantita, proustita e pirargirita) podem ser encontrados em quantidades suficientes para garantir a mineração. Os minerais de prata podem ser sulfetos, teluretos, halogenetos, sulfatos, sulfossais, silicatos, boratos, cloratos, iodatos, bromatos, carbonatos, nitratos, óxidos e hidróxidos.
Prata como constituinte em outros metais e minérios
A maior parte da prata produzida hoje é um subproduto da mineração de cobre, chumbo e zinco. A prata ocorre dentro dos minérios desses metais de uma das seguintes maneiras:
- substituindo um dos íons metálicos na estrutura atômica do minério;
- ocorrendo como uma inclusão de prata nativa ou um mineral de prata dentro do mineral de minério. O valor desta prata menor dentro do minério pode exceder o valor do metal primário dentro do minério.
Principais usos da prata
Os principais usos da prata são:
- moedas;
- espelhos;
- talheres;
- joalheria;
- odontologia;
- soldas;
- explosivos;
- chuvas artificiais;
- óptica;
- fotografia;
- germicida;
- objetos ornamentais;
- ligas com cobre.
Para joias e objetos ornamentais, usam-se ligas com 10% de cobre (prata 90 ou prata 900) ou, mais frequentemente, com 95% de prata (prata 950). Um dos principais usos atuais e um possível aumento de demanda desse minério está relacionado a sua utilização para a fabricação de placas fotovoltaicas.
Como a energia solar e o estímulo para produção de energia limpa está cada vez maior, esse pode se tornar um uso importante do minério de prata e pode também gerar estimulo para que mais mineradoras e empresas invistam em projetos relacionados a esse minério.
Reservas de minério de prata do Brasil
No Brasil, são poucas as reservas de prata, sendo ela geralmente associada a outros minerais e lavrada como subproduto.
Segundo Firme e Pinho, 1975, era possível encontrar esse minério com um bom teor e quantidade associados a chumbo e ouro no Paraná, em São Paulo e em Minas Gerais.
Se você gostou desse conteúdo e agora conseguiu entender mais sobre a prata e o minério de prata, leia outros artigos e continue acompanhando os novos textos do blog.
Já se você deseja investir em mineração, seja relacionada a prata ou algum outro minério, entre em contato conosco!
Referências:
- https://geology.com/minerals/silver.shtml
- https://www.nucleodoconhecimento.com.br/quimica/prata#REFERENCIAS
- FIRME, E. F.; PINHO, C. C. C. Prata: Estudo da economia mineral. 1975. Disponível em: < http://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/13823/1
- /Prata%2C%20estudo%20de%20economia%20mineral.pdf >.
Olá olha eu encontrei na minha região aqui na cidade de Itambé Pernambuco uma área que existe o mineral galena que contém o chumbo e a prata
Creio eu que existe uma jazida de galena naquela região