Mineração de Níquel no estado do Piauí: saiba mais sobre.
O níquel é um minério bastante cobiçado em escala global porque ele pode ser utilizado em diversas aplicações indústriais, como: veículos elétricos, energia sustentável e outras aplicações. Um dos estados em que ele é encontrado e extraído no Brasil é o Piauí.
A mineração de níquel no estado do Piauí está sendo projetado como segundo maior produtor nacional deste minério, com uma reserva de cerca de 100 milhões de toneladas, atualmente um munícipio de apenas 4 mil pessoas chamado Capitão Gervásio é o local onde encontra-se esse minério.
Mineração de níquel no estado do Piauí
A produção de níquel no Piauí é de cerca de 600 toneladas por mês atualmente, onde são empregados por volta de 400 trabalhadores. No entanto, a Piauí Niquel Metais, empresa responsável pela extração de níquel no estado, pretende expandir sua atuação.
Nos próximos quatro anos a empresa projeta investir cerca de R$ 6 bilhões, aumentando a produção para 2 mil toneladas por mês e começando também a extrair o cobalto. No projeto, segundo a empresa já foram perfurados mais de 82 mil metros de testemunhos para se conhecer o subsolo da região.
Estima-se a reserva de 98,8 milhões de toneladas com o níquel de 0,74% e o cobalto de 0,04%. Ainda segundo a empresa o depósito ocorre como uma colina isolada cercada por terreno plano. A mineração será, portanto, um processo direto de extração a céu aberto.
O minério de níquel do Piauí possui excelentes propriedades metalúrgicas com lixiviação em pilha, resultando em rápida cinética de lixiviação, altas extrações de níquel e cobalto e, principalmente, baixo consumo de ácido.
Histórico do projeto
Em 2016 e 2017, a BRN operou sua Planta Demonstrativa com pilhas de altura total. Produtos de níquel e cobalto foram produzidos, exportados e vendidos. As extrações de níquel foram excedidas e os dados coletados da planta de demonstração para validar um modelo de simulação dinâmica.
Os dados validados foram subsequentemente usados para simular os cenários de produção planejados, permitindo o desenvolvimento de critérios de projeto para todos os futuros trabalhos de engenharia. Isso foi usado para a engenharia detalhada, que agora está em operação, e como base para o estudo de viabilidade bancário concluído para a operação comercial em grande escala, prevista para produzir uma média de 25.000 toneladas por ano de níquel contido.
O plano de início rápido é da produção de 1.400 t Ni e 35 t Co por ano da BRN, que produziu seu primeiro produto de níquel em junho de 2022.As principais licenças ambientais (LPs) para o projeto em grande escala foram concedidas em dezembro de 2019 e janeiro de 2020. Dessa forma, existe um grande potencial no Piauí para que o níquel seja extraído e minerado na região.
Para contar com uma equipe de geólogos e geofísicos especialistas em mineração, entre em contato conosco!
Referência: https://lupa1.com.br/blogs/the-network/niquel-no-piaui-rumo-ao-topo-da-producao-nacional-29383.html
Deixe um comentário