Skip to main content
LiDAR: Entenda o que é e como funciona
14/03/2024
• Atualizado em 14/03/2024
4 minutos para ler

LiDAR: Entenda o que é e como funciona

O LiDAR ou Light Detection and Ranging é um sensor remoto ativo que é utilizado em aeronaves ou plataformas para a medição direta da distãncia entre o sensor e a superfície terrestre. Ele utiliza pulsos de lasers para medir essa distância e cria nuvens 3D de alta precisão.

Dessa forma, ele é eficaz para a geração de modelos de digitais de elevação, mapeamento 3D e outras aplicações onde são necessários dados de alta precisão. Para conhecer mais sobre essa tecnologia e como ela é utilizada, leia este conteúdo até o final!

Como funciona o LiDAR

O LiDAR emite pulsos de luz que vão até a direção dos objetos presentes na área, ao chegar nestes objetos, eles são refletidos de volta para o sensor. Dessa forma, ele mede o intervalo de tempo que o pulso leva entre a plataforma que ele está equipado e o objeto, calculando a distância.

Esse processo é repetido milhões de vezes por segundo, gerando uma nuvem de pontos com data, hora e localização. Através destes dados, é possível criar um mapa 3D em tempo real do ambiente.

Os sensores LiDAR possuem quatro elementos principais: o emissor de laser, o scanner, o sensor LiDAR e o GPS. Com eles, é possível fazer esse processo e realizar uma análise detalhada do terreno.

LiDAR

Aplicações do LiDAR

As aplicações do LiDAR são diversas e desempenham um papel crucial no planejamento e na operação eficiente de projetos em diferentes áreas, como na área de energia e linhas de transmissão. 

Tais dados proporcionam informações detalhadas e precisas sobre o ambiente circundante, permitindo uma melhor tomada de decisão.

A tecnologia possibilita a obtenção de medidas tridimensionais do terreno, resultando na criação de modelos digitais que proporcionam uma visualização extremamente detalhada do ambiente.

Ao utilizar o LiDAR, é possível ter os seguintes resultados:

  • Fornece um modelo digital de elevação (MDE) de alta resolução do terreno;
  • Mapeia a vegetação e outros obstáculos naturais e antrópicas que podem interferir na construção e operação das linhas de transmissão;
  • Ajuda no planejamento de acesso às áreas de construção e na definição de rotas para a implantação de equipamentos pesados, otimizando os processos;
  • Útil para o monitoramento contínuo e mapeamento das linhas de transmissão.

Projetos que necessitam do LiDAR

Alguns projetos que necessitam da utilização de um sensor LiDAR são:

  • Topografia: Ele é empregado para a criação de modelos digitais de elevação (MDE) e modelos digitais de superfície (MDS), proporcionando representações altamente detalhadas da topografia do terreno.
  • Monitoramento de Alterações Geomorfológicas: Para acompanhar mudanças no terreno, como deslizamentos de terra, erosões ou subsidências, ele é utilizado para criar mapas de diferenças altimétricas ao longo do tempo.
  • Lidar aplicado a Engenharia Civil e Planejamento de Rodovias: No campo da engenharia civil, ele é aplicado para a criação de modelos precisos de terreno, o que é crucial para o design e planejamento de rodovias, ferrovias e outros projetos de infraestrutura.
  • Planejamento de Energias Renováveis: em projetos de energia renovável, como parques eólicos e solares, ele é utilizado para avaliar a adequação do terreno, otimizando a eficiência e a segurança desses empreendimentos.

Agora que você já sabe o que é o LiDAR e como ele é utilizado. Se você quer contar com profissionais qualificados e equipamentos de última geração, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito para seu projeto.

Comments (7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados
Método Sísmico: Entenda Como Funciona e Suas Aplicações

Método Sísmico: Entenda Como Funciona e Suas Aplicações

Aerofotogrametria e LiDAR para Ferrovias: conheça suas aplicações

Aerofotogrametria e LiDAR para Ferrovias: conheça suas aplicações

Estudos Geológicos para Ferrovias: conheça todos!

Estudos Geológicos para Ferrovias: conheça todos!

Mapeamento Geotécnico para Ferrovias: entenda sua importância

Mapeamento Geotécnico para Ferrovias: entenda sua importância