Estratificação de solo para aterramento: Como obter?
A estratificação de solo para aterramento é um dos parâmetros mais importantes para que esse processo seja bem sucedido. Para isso, é necessário realizar o ensaio de resistividade de solo, já que, devido as formações geológicas, este pode apresentar diferentes valores de resistividade de acordo com a profundidade investigada.
Dessa forma, neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre a influência das diferentes camadas do solo e de seus valores de resistividade em relação a projeção de sistemas de aterramento, confira!
Estratificação do solo aterramento elétrico
Além da estratificação do solo para aterramentos elétrico, é necessário também conhecer a resistividade e espessura de cada camada (SUNDE, 1986). A partir desses parâmetros, o engenheiro consegue projetar e escolher os elementos adequados para dimensionar e posicionar o aterramento.
Para isso, como já citado anteriormente, é necessária a realização da medição da resistividade de solo, que vai refletir diretamente o comportamento elétrico em subsuperfície, sendo de acordo com a NBR 7117-1, o método de Wenner, o mais utilizado.
Metodologia do ensaio de resistividade de solo
A metodologia do ensaio de resistividade de solo é executada a partir da NBR 7117-1, que mostra os métodos de sondagem geoelétrica e as técnicas para determinação do modelo correspondente as camadas horizontais, planas e paralelas.
Dessa forma, podem se enquadrar nela sua aplicação para:
- Parques eólicos;
- Parques fotovoltaicos;
- Complexos Hidrelétricos;
- Plantas Industriais;
- Subestações com área maior que 20.000 m².
Na sua aplicação, os valores de resistividade do solo que são obtidos podem ser classificados entre as seguintes classes:
- Baixa resistividade;
- Média resistividade;
- Alta resistividade.
Podendo ele ser subdividido a partir da engenharia elétrica em 3 camadas, sendo:
- A primeira a superficial seca ou com baixa quantidade de água, possuindo matéria orgânica e resistividade média;
- A segunda já apresenta solo saturado, abaixo do nível freático e é constituída por rochas fraturas e/ou alteradas, resultando em resistividade mais baixa;
- A última é o embasamento rochoso, que é composto por camadas de sedimentos compactados ou rochas cristalinas, tendo uma resistividade média a elevada.
Sondagens Elétricas Verticais
As sondagens elétricas verticais ou SEVs são as técnicas de sondagem geoelétricas que são utilizadas para investigar a distribuição vertical da resistividade, dessa forma, elas farão a medida da resistividade naquele determinado ponto, em diferentes profundidades e esse resultado vai definir as camadas do solo, suas resistividades e suas espessuras, permitindo com que possa a partir da estratificação do solo projetar o sistema de aterramento.
Esse método é realizado a partir da injeção de correntes elétricas no solo, por meio de eletrodos de corrente e no uso de dois eletrodos que vão medir a diferença de potencial, produzida a partir da injeção de corrente.
Dessa forma, ela é feita através de quatro eletrodos simétricos e alinhados, que são cravados no solo em pequenas profundidades e conectados ao eletrorresistivimetro, que através dele vai injetar a corrente elétrica e medir sua diferença de potencial.
Agora que você já sabe como é definida a estratificação de solo para aterramento, se você precisa saber essa informação, conte com a Geoscan e entre em contato conosco, somos especialistas nessa área.
Deixe um comentário