Skip to main content
Serviços

RESISTIVIDADE DO SOLO

A resistividade do solo é a medida de quanto o solo resiste a passagem de uma corrente elétrica. Esse é um fator crítico para projetar sistemas que dependem da passagem de corrente através da superfície terrestre.

Resistividade do Solo: Fundamentos e Normas para Projetos Elétricos

Medir a resistividade do solo é necessário para projetar sistemas de aterramento elétrico, subestações elétricas e para-raios, por exemplo.

Um projeto de aterramento de uma subestação requer a disponibilidade de um modelo geoelétrico da subsuperfície. Para isso a norma NBR-7117/2020 foi definida pela ABNT com o objetivo de guiar os trabalhos de resistividade de solo para obtenção destes modelos.

RESISTIVIDADE DO SOLO

Algumas das principais aplicações da Resistividade do Solo:

  • Determina a facilidade com que a corrente é dissipada no subsolo;
  • Ajuda a dimensionar adequadamente os sistemas de aterramento, escolhendo o tipo correto de eletrodo e determinando o espaçamento apropriado entre eles.
  • Garante que o sistema de aterramento, em projetos bem planejados, atenda aos requisitos de segurança e desempenho estabelecidos pelas regulamentações.

Como já dito anteriormente, a medição da resistividade é um fator crítico para projetos elétricos e deve ser realizado o mais próximo possível de onde estará localizado o sistema de aterramento, levando em consideração os parâmetros físicos que podem causar leituras incorretas.

Se você precisa realizar o ensaio de resistividade do solo, conte conosco, somos uma empresa especialista nesse serviço. Para isso, entre em contato conosco!

Visite o nosso blog

  • RESISTIVIDADE DO SOLO
  • RESISTIVIDADE DO SOLO

    Precisando de ajuda
    com algum dos nossos serviços?