Consultoria geofísica: saiba como funciona
Contratar uma consultoria geofísica pode ser útil para diversos tipos de projetos, como: construção de prédios em regiões que podem ser cavernosas, identificação de minérios em profundidade, prospecção de água subterrânea, entre vários outros.
Geralmente eles são complexos e o melhor método a ser utilizado pode variar bastante de acordo com o objetivo do estudo e a geologia da região. Por isso, a consultoria geofísica deve ser realizada por uma equipe experiente, com equipamentos modernos, para garantir que o serviço a ser realizado vai ter máxima qualidade.
Para que serve a geofísica?
Antes de entrarmos no tema de consultoria geofísica, devemos primeiro falar sobre o que é a geofísica e para que ela serve: a geofísica é fundamental para o conhecimento do subsolo, sendo considerado o meio mais econômico e rápido de se obter informações indiretas sobre os tipos de materiais encontrados em subsuperfície.
Ela é uma ciência responsável por caracterizar o subsolo em diferentes profundidades usando métodos geofísicos que se baseiam em propriedades físicas dos materiais encontrados na Terra (densidade, condutividade elétrica, susceptibilidade magnética, entre outras propriedades).
A partir disso, com o uso da geofísica aplicada é possível delimitar alvos de exploração mineral, detectar tubulações e cavidades, mapear plumas de contaminação, monitorar estrutura interna de barragem e assim por diante.
Quais as aplicações de geofísica?
As principais áreas de estudo em que a geofísica pode ser aplicada são:
- geofísica aplicada a engenharia
- pesquisa mineral
- estudos ambientais
- hidrogeologia
- entre outras.
Os principais métodos utilizados são:
- Eletrorresistividade;
- Radar de penetração do solo;
- Sísmica de reflexão e refração;
- Georadar
- Polarização Induzida (IP);
- Método eletromagnético
- Gravimetria;
- Magnetometria.
Um exemplo clássico de aplicação da geofísica está na delimitação de corpos de minério em profundidade. Ela é comumente utilizada após um geólogo realizar um mapeamento geológico em uma área para encontrar minérios, se ele entender que há alguma evidência que pode ser melhor investigada com a geofísica.
A partir do momento em que ele consegue encontrar evidências de minério de manganês ou outro tipo de mineral metálico em superfície, ele pode tentar delimitar a área dessa ocorrência, realizar um mapeamento superficial e tentar entender de acordo com as evidências em campo e o estudo das formações geológicas da região se o minério tem continuidade em profundidade.
Caso o geólogo acredite que ele pode ter continuidade, pode ser realizado o método geofísico da eletrorresistividade ou polarização induzida para tentar diferenciar o manganês das outras rochas que ocorrem na região e a partir das evidências destacadas após o processamento dos dados, podem ser feitos furos de sondagem para validar a informação obtida pela geofísica aplicada a pesquisa mineral.
Como é realizada a consultoria geofísica?
A consultoria geofísica é realizada por etapas, sendo a primeira a identificação de qual método ou quais métodos vão ser utilizados, o que vai depender do objetivo do trabalho. A partir disso, é definido qual será o arranjo utilizado, o equipamento e a forma de aquisição desses dados, sendo eles adquiridos por equipamentos específicos (etapa: aquisição de dados).
Em seguida os dados são processados a fim de remover ruídos indesejáveis ou destacar o alvo de investigação (etapa: processamento de dados). Por fim, é realizada a interpretação dos resultados fornecendo as informações necessárias para solução do problema (3ª etapa: interpretação de dados).
Se você precisa contar com uma consultoria geofísica especializada, com equipamentos modernos que atua no Brasil inteiro, entre em contato conosco!
Deixe um comentário