Como localizar objetos enterrados com o georadar.
Existem diversas maneiras e possibilidades de se localizar objetos enterrados, como dutos, tanques, galerias, cavidades, entre outros. Neste conteúdo, vamos mostrar como localizar objetos enterrados com o georadar, que é o método mais indicado para isso, também conhecido como Ground Penetration Radar (GPR).
Apesar de este ser o método mais utilizado para localizar objetos enterrados, existem algumas precauções que devem ser observadas antes de aplicá-lo para que ele tenha o máximo de eficiência possível, para saber mais leia até o final.
Como localizar objetos enterrados?
Para localizar objetos enterrados, como citado anteriormente, o método mais indicado é o georadar. Ele
é um método de investigação geofísica não destrutivo que utiliza ondas eletromagnéticas de alta frequência para realizar o mapeamento de subsolo, identificando cavidades, objetos, estruturas enterradas e outros materiais.
Este método não destrutivo funciona a partir de um equipamento que possui uma antena dipolar e de uma unidade de processamento e acompanhamento dos dados em tempo real. Para realizar o mapeamento com o georadar são emitidos pequenos pulsos elétricos de alta frequência (entre 10 e 2500Mhz) que garantem grande resolução através da antena transmissora.
Como localizar objetos enterrados através do georadar
O georadar é o método mais indicado para localizar objetos enterrados, pois tem alta eficiência e precisão, custo x benefício muito melhor que outros métodos geofísicos e/ou métodos diretos de investigação de subsolo.
Além disso, sua execução é relativamente rápida e não é necessário fazer nenhuma alteração no ambiente em que vai ser aplicado o estudo.
No entanto, para que ele seja bem aplicado, é importante ter conhecimento das condições geológicas da região, entender até que profundidade deve ser feito o levantamento e o tamanho da região em que ele deve ser executado. Dessa forma o GPR pode ser utilizado nas seguintes aplicações:
- Inspeção de concreto e alvenaria;
- detecção e mapeamento de tubulação e fiação;
- investigação geológica;
- aplicações forenses e investigação criminal;
- pesquisa.
O que levar em consideração para solicitar um orçamento?
Apesar do georadar para ser simples de ser executado, é necessário que uma equipe especialista em sua aplicação faça a execução deste estudo, pois ele vai depender de uma série de fatores, como da região, do objeto enterrado que a empresa quer que seja localizado, etc.
Isso acontece porque, além de conseguir direcionar da melhor maneira possível que antenas devem ser utilizadas, onde deve ser realizado o estudo, qual a profundidade ideal de investigação e outros detalhes, é necessário após a execução do trabalho de campo realizar o processamento de dados.
Para processar os dados do radar de penetração de solo, é necessário conhecer a utilização de softwares específicos para seu processamento e, a partir disso, você terá a seção do trabalho investigada e poderão ser indicadas onde estão as estruturas enterradas naquela determinada região.
Para contar com um time especializado neste tipo de serviço, entre em contato conosco!
[…] é o método mais comum de ser aplicado ao mapeamento de tubulações enterradas e também a localizar objetos enterrados, isso ocorre principalmente pela sua eficiência e precisão em localizar esse tipo de estrutura, […]