QA/QC: Entenda o que é e para que serve
O QA/QC é a sigla para “quality assurance and quality control”, que em português significa por controle e garantia de qualidade. Ele é utilizado na mineração e na produção industrial e é uma regra para o trabalho com dados da pesquisa e exploração mineral em vários países.
Como funciona o QA/QC?
Na mineração, o QA/QC funciona sendo uma orientação relacionada aos procedimentos, técnicas e ferramentas para os trabalhos de amostragem, banco de dados, ensaios de laboratórios e quaisquer estudos relacionados a exploração de recursos minerais e a prospecção mineral, com o intuito de assegurar o controle de qualidade e segurança dessas informações e fazer com que os dados possam estar com a máxima qualidade possível.
Ele é essencial, pois, a partir dos dados bem organizados e preparados para passarem por auditorias tanto internas quanto externas, existe uma maior transparência dos mesmos e isso faz com que potenciais investidores naquele projeto mineral tenham maior segurança ao realizar o investimento.
Dessa forma, atualmente, além da transparência e do controle dos dados, ele funciona também como uma “forma de atração de investidores”, sendo uma garantia de que os dados fornecidos pela empresa relativas as pesquisas e trabalhos realizados naquele projeto são confiáveis e verdadeiros, sem ter nenhum tipo de manipulação ou fraude.
Principais ferramentas do QA/QC
As principais ferramentas do QA/QC estão na verdade no controle estatístico, na amostragem e na organização dos dados. Dessa forma, através da estatística são utilizados:
- Padrões: Para o controle da exatidão dos dados;
- Brancos: Utilizados para controlar potenciais contaminações;
- Duplicatas: Utilizadas para garantir a precisão através da repetibilidade dos dados;
- Duplicatas de check -assay: Usadas para garantir o controle de precisão, porém relacionadas a reprodutibilidade dos dados.
Qual o objetivo do QA/QC?
O objetivo do QA/QC é garantir a confiabilidade nos dados para que se o projeto chegar até a fase de lavra e entrar em operação, os dados como teor de minério e quantidade de reserva mineral sejam confiáveis e estejam de acordo com o que foi calculado anteriormente.
Quais as áreas de aplicação do QA/QC na mineração?
O QA/QC pode ser aplicado a diversas etapas na pesquisa e exploração mineral, de uma maneira geral elas são:
- Pesquisa mineral: Para dados de amostragem, descrição de testemunho de sondagem, banco de dados, desvio de sondagem, entre outros.;
- Análises químicas: Utilizadas para a preparação, as duplicatas, entre outros;
- Banco de dados: Utilizado para garantir as boas práticas de armazenamento de informações e o controle organizado do banco de dados;
- Modelagem Geológica 3d: Utilizado para dados de sondagem, descrição de amostras, teor do minério, densidade, entre outros.
Por fim, cabe ressaltar que ele é utilizado nos códigos e normas internacionais, os mais conhecidos são o JORC e o NI-43-101 e mesmo empresas pequenas podem utilizar o QAQC como forma de medida de risco, para fazer o controle de qualidade interno e ter um maior grau de confiança nos dados.
Além da importância na precisão da detrminação de teores-eventualmebtes-é mais importante a energia gasta na moagem – work index -e a repetitividade/ reproducibilidade dos ensaios de concentração.
Fatores estes que podemquebrar um projeto.