Saiba quais são os 8 principais minérios extraídos no Brasil
Os principais minérios extraídos no Brasil de acordo com a ANM são:
- Ferro
- Ouro
- Cobre
- Manganês
- Estanho
- Nióbio
- Níquel
- Alumínio
A soma destes correspondem a 98,6% da produção mineral brasileira que é comercializada. Nesse post, iremos comentar sobre os principais estados em que cada um deles é retirado e suas principais aplicações.
Minério de Ouro
Atualmente, o Brasil está em 11° lugar na exploração de minério de ouro e tem diversas áreas relativamente pouco conhecidas da Província Carajás, Tapajós, em partes de Mato Grosso e em outros estados que tem um grande potencial para sua exploração.
Segundo a ANM, na extração mineral brasileira, duas empresas concentram 51% da extração de ouro. A principal é a canadense Kinross, a outra é a sul-africana AngloGold. Os pequenos garimpos, por sua vez, correspondem a cerca de 10% da produção no país.
As principais minas estão localizadas nos estados do: Pará, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, havendo também na Bahia, Amapá e Maranhão.
Com o preço do ouro cada vez mais elevado neste ano, ele tem tudo para se tornar cada vez mais um dos principais minérios extraídos no Brasil.
Minério de Ferro
O Ferro é o minério mais exportado no Brasil, sendo responsável por 68% das exportações do setor mineral Brasileiro (IBRAM,2020). Com estes dados, o Brasil foi o 2° maior produtor desse minério neste período.
Os principais estados produtores destes minério são os estados do Pará, principalmente na região de Carajás e o estado de Minas Gerais, na região do Quadrilátero Ferrífero.
O minério de ferro mais comumente encontrado é a hematita, que é uma forma oxidada do ferro. Ela possui hábito lamelar e intenso brilho metálico, sendo um importante mineral-minério de muitas jazidas de ferro.
Cobre
Segundo o Anuário Mineral Brasileiro (edição de 2018) publicado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), as minas em que o minério de cobre é extraído no Brasil ocorrem apenas nos Estados do Pará, de Goiás e da Bahia.
O cobre é largamente empregado para a produção de materiais condutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão e bronze e por isso é um dos principais minérios extraídos no Brasil.
As principais minas estão localizadas nos seguintes estados:
- PARÁ
- GOIÁS
- BAHIA
Minério de Manganês
O manganês é o décimo segundo elemento mais abundante na terra e ocorre na natureza como óxido, hidróxido silicato e carbonatos, porém, apenas alguns minerais são considerados minerais-minérios.
As principais jazidas de manganês ocorrem nos estados do Pará e do Mato Grosso do Sul, sendo responsáveis por 90% da produção de manganês no Brasil. Além desses estados, o minério é extraído em Goiás, no Ceará e na Bahia.
As principais minas são pertencentes a Vale, sendo a mina do Azul, no Pará a de maior destaque.
LEIA MAIS: Aprenda a como identificar minerais
Estanho
O estanho é um dos principais minérios extraídos no Brasil e possui como principais minerais a Cassiterita e a Hematita, sendo utilizado para produzir diversas ligas metálicas, principalmente quanto a proteção para corrosão das mesmas.
O Brasil possui aproximadamente 9% das reservas mundiais de estanho contido em cassiterita, sendo a terceira maior reserva do mundo.
As reservas brasileiras localizadas na Amazônia inserem-se na Província Mineral do Mapuera (Mina do Pitinga), no Amazonas, e na Província Estanífera de Rondônia (minas Bom Futuro, Santa Bárbara, Massangana e Cachoeirinha).
Nióbio
As maiores reservas ativas de nióbio, em torno de 98,4%, estão no Brasil. Em segundo e terceiro lugar estão Canadá e Austrália, respectivamente, com apenas 1,11% e 0,46%.
Atualmente duas empresas extraem o nióbio no brasil, uma delas é a CBMM, a maior produtora do mundo. A outra é a CMOC Brasil, subsidiária da China Molybdenum (CMOC), que fica em Catalão.
Os estados de Minas Gerais (cidades de Araxá e Tapira), Amazonas (São Gabriel da Cachoeira e Presidente Figueiredo) e Goiás (Catalão e Ouvidor) são os donos das maiores reservas nacionais
Níquel
Por volta de 65% do níquel consumido são empregados na fabricação de aço inoxidável e cerca 12% é empregado em superligas de níquel, por fim, 23% é dividido na produção de outras ligas metálicas, baterias recarregáveis, cunhagens de moedas, entre outras aplicações.
Segundo a ANM, a Anglo American é responsável por quase 60% da extração brasileiral de níquel.
Os principais estados produtores de níquel são:
- Goiás
- Pará
- Minas Gerais
- Piauí.
- Bahia
Alumínio
O minério de Alumínio está entre os principais minérios extraídos no Brasil e é mais comumente encontrado na crosta terrestre como bauxita. O óxido de alumínio está presente em sua composição e a mesma funciona como a mais importante matéria-prima para a produção do alumínio metálico.
O Brasil possui aproximadamente 7,8% das reservas mundiais de alumínio e é o terceiro país que mais produz esse minério.
Os principais Estados produtores de alumínio são:
- Pará
- Minas Gerais
- Maranhão
Conclusão sobre os principais minérios extraídos no Brasil
Todos sabem que o Brasil é um país que possui uma grande diversidade geológica e com isso, possui jazidas de diversos recursos minerais.
Porém, um ponto a se destacar é que devido a extensão territorial brasileira, grande parte das áreas no país ainda são desconhecidas do ponto de vista geológico, com isso, estes principais minérios extraídos no Brasil, podem ser cada vez mais encontrados e ter sua exploração viabilizada.
Se você gostou desse texto, compartilhe ele em suas redes sociais!
Parabéns
Muito bom
Gostaria de saber mais
Boa tarde, como faria para identificar o tamanho de uma mina de hematita? E como faria para licenciar a lavra da terra?
Olá Erandilson! Você teria que contar com o apoio de uma consultoria geológica para isso, podendo ela ser a Geoscan. Conte cosnoco, estamos disponíveis por e-mail, telefone e whatsapp
Que o Brasil é muito rico …
Boa tarde!
Prezados senhores, me chamo Alexander Machado, sou representante da Mineradora Cromita Piumhiense ltda CNPJ: 23.591.233/0001-01 e Inscrição ANM: 806.159/1975 em Piumhi – Minas Gerais, estamos OFERTANDO ou fazendo parceria nesta Área que é própria c/ 998,18ha c/ Decreto de Lavra e o requerimento de Lavra junto a ANM.
Foram feitos dois estudos na Área, um antigo e um mais recente que comprovam ser uma Área potencial e que de acordo com estes estudos, reafirma as grandes quantidades destes Minérios abaixo:
1 BILHÃO de toneladas de MINÉRIO DE FERRO.
1 MILHÃO de toneladas de MINÉRIO DE CROMITA.
Porém também há indicios de OURO e NÍQUEL no local.
Obs. A Área é virgem, nada foi extraído do local.
Não tem cubagem, foram abertas várias trincheiras para fazer as análises do material colido pelo Laboratório Nômus.
Porém caso haja interesse, é só sinalizar positivamente que enviaremos estes estudos por e-mail ok!
Contato:
21 96563-3581 claro ou WhatsApp
e-mail: [email protected]
Atenciosamente!
Alexander Machado – Representante da Cromita Piumhiense
Rafael Queiroz – CEO da Mineradora Cromita Piumhiense ltda.
Obrigado!