Skip to main content

GEOFÍSICA APLICADA A MINERAÇÃO

Entenda como a geofísica aplicada a mineração pode reduzir custos, aumentar a assertividade e auxiliar a encontrar possíveis minérios.

A geofísica aplicada a mineração vem sendo a diversos anos uma das principais ferramentas utilizadas por consultorias e empresas, principalmente na fase de pesquisa mineral.

Esse fato se dá pois, ela consegue aumentar a assertividade na busca pelo minério naquela determinada região e a mineração no Brasil tem crescido em larga escala, tornando cada vez mais um mercado atrativo para investidores que procuram crescimento econômico, pois uma sociedade não vive sem utilizar recursos minerais.

Custos da geofísica na prospecção mineral

Para poder se encontrar algum tipo de mineral, existe uma ferramenta chamada GEOFÍSICA, onde através dela pode-se investigar a subsuperfície, ou seja, fazer medições, realizadas a partir de equipamentos modernos, na superfície ou próxima a ela.  Estas medições são calculadas pelas características especificas existentes naquele material. A observação dos dados pode revelar como é que as propriedades físicas do interior da Terra variam vertical e lateralmente.

Clique aqui se você quiser entender melhor porque utilizar a geofísica.

Como a geofísica aplicada a mineração funciona?

Existem vários MÉTODOS GEOFÍSICOS que são utilizados para prospectar (termo utilizado para dizer que irá procurar, investigar) minério. Entre os mais indicados encontram-se os métodos potenciais, os métodos elétricos e os eletromagnéticos. Tais métodos tem ótimas respostas e podem apresentar, a depender das rochas existentes, diferenças de contrastes muito determinantes. Exemplos desses métodos, são:

Eletromagnéticos: consiste na propagação de campos eletromagnéticos de baixa frequência, quer acima ou abaixo da superfície. Muito usado na exploração mineral;

Polarização induzida: possibilita investigar a ocorrência de trocas iônicas que se processam na superfície dos grãos metálicos, basicamente utilizado na exploração de sulfuretos;

Eletrorresistividade: o método gera informações sobre camadas na Terra que possuam anomalias na sua condutividade elétrica. Este método é bastante utilizado em estudo de águas subterrâneas e metais;

Magnetotelúrico: usa as correntes naturais da Terra (campos magnéticos alternos) que induzem correntes quando atravessam os materiais condutores do solo;

Potencial espontâneo: identifica a presença de minerais específicos que reagem com eletrólitos presentes no solo.

GEÓLOGO FAZENDO GEOFÍSICA

Quais os benefícios da geofísica aplicada a mineração?

Aplicar de maneira correta a geofísica na mineração evita o desperdício de tempo e dinheiro, além da geofísica utilizar métodos indiretos, que acabam não degradando o meio ambiente. Sabe-se que o investimento em uma prospecção mineral é alto, pois demanda maquinário grande, que muitas vezes não é fácil de ser encontrado, mão-de-obra especializada, e locais de difícil acesso. Sem contar o tempo que é gasto para explorar a área e saber onde exatamente se pode retirar o minério.

A geofísica comumente é feita antes das sondagens, para que estas possam ser mais efetivas na busca do minério, pois, sem a geofísica, o empreendedor pode gastar muito dinheiro “furando” o terreno sem saber antes se aquele seria o local mais indicado ou não.

Com isso, vê-se que a geofísica traz excelentes resultados que auxiliarão o responsável, ou seja, um geofísico ou um geólogo, na decisão de qual estratégia usar para solucionar e aplicar técnicas mais adequadas para o determinado serviço ou estudo.

A Geoscan possui um corpo técnico de excelência e experiência na área de mineração, também capaz de realizar levantamentos geofísicos que facilitará localizar o melhor local para exploração da sua área! Contate-nos!

Conte conosco
na área de mineração.