Batimetria: entenda o que é e saiba como funciona
A batimetria é uma técnica utilizada para se determinar a profundidade de corpos aquáticos, como barragens, lagos, rios, mares e até oceanos. Na batimetria, são determinadas curvas que unem locais de mesma profundidade, já na topografia, são curvas que unem locais de mesma elevação.
A palavra batimetria é a união de duas palavras gregas, bathos (profundidade) e metron (medida). Da mesma maneira que um mapa topográfico possui suas curvas de níveis, mostrando elevações de uma determinada região, resultado do mapa da batimetria vai mostrar a profundidade.
Para entender mais sobre esta técnica e como ela funciona, leia este conteúdo até o final!
Como é feita a batimetria?
Para a batimetria ser realizada, são utilizados equipamentos como sonares ou lasers para medir a profundidade do leito em barragens, lagoas e outras estruturas que tenham presença de água na superfície.
A metodologia pode ser executada por barco tripulado e barco remotamente controlado, colaborando ainda mais para a segurança operacional. Entre diversas técnicas de medição de batimetria, a Geoscan costuma executá-la através do uso de sondas acústicas (sonares) e sistemas de varredura a laser (LiDAR).
Quais são as principais aplicações da batimetria?
A batimetria desempenha um papel crucial no direcionamento de projetos de engenharia, sendo fundamental no planejamento, design e implementação de uma ampla gama de projetos.
Esses projetos geralmente estão relacionados a barragem e áreas costeiras, pois através da batimetria é possível assegurar a segurança, previsibilidade, eficiência e sustentabilidade deles. Abaixo você pode conferir algumas das principais aplicações:
- Gestão de Recursos Hídricos: para monitorar corpos de água, como lagos, barragens, entre outros;
- Controle de assoreamentos: relacionados principalmente ao ambiente costeiro;
- CAV – Cota x Área x Volume: sendo uma das principais ferramentas para o monitoramento e gestão de reservatórios;
- Cálculo de vida útil de estruturas de barramento;
- Mapas hidrológicos: muito importantes principalmente a nível governamental
- Modelo tridimensional de Terreno – seção alagada;
- Cálculo de Vazão.
Passo a Passo da Execução de um Projeto de Batimetria
Confira abaixo quais são as principais etapas para se ter um projeto de batimetria bem executado:
- Planejamento do Projeto e Levantamento de Dados
Neste tipo de projeto, entender todo o contexto do corpo de água, mas também a geologia, o clima, o meio ambiente e o escopo do projeto é crucial para que ele seja bem sucedido. Dessa forma, é necessário ter um entendimento do contexto e também planejar que equipamento será utilizado, qual o cronograma para acontecer as etapas de campo e todos os detalhes relacionados a execução do projeto, antes dele ser realizado.
- Aquisição dos dados
Os dados são adquiridos em campo conforme planejado na etapa anterior, garantindo o melhor equipamento e mais preciso possível dadas as necessidades do projeto e monitorando como está sendo a aquisição dos dados em tempo real. A depender do projeto, essa etapa pode demorar vários dias.
- Processamento dos dados
Após os dados serem adquiridos, é necessário que eles sejam processados, analisados e visualizados com softwares específicos, de acordo com o equipamento utilizado e com a necessidade do projeto. Com eles processados, geralmente os dados são transformados em mapas, perfis de profundidades e/ou modelos tridimensionais.
- Relatório técnico
Por fim, ao processar os dados de um projeto de batimetria, é entregue um relatório final, mostrando todas as etapas executadas no projeto, desde como foi elaborado o planejamento, até quais softwares foram utilizados para realizar o processamento dos dados e como eles foram tratados. A partir de todo este contexto, profissionais qualificados determinam o objetivo, os resultados e a conclusão do trabalho, sendo ela uma das principais partes do relatório.
Se você quer entender mais sobre a batimetria ou está precisando contratar esse serviço, entre em contato com a Geoscan!
[…] A batimetria […]
[…] A batimetria […]