Geofísica: Entenda o que é e saiba todos os métodos utilizados.
O que é a Geofísica?
A geofísica é a ciência que estuda a superfície terrestres através de métodos indiretos que baseiam-se em diferentes propriedades físicas (resistividade, condutividade elétrica, densidade, dentre outros). A geofísica pode ser realizada a partir de leituras na superfície do terreno ou por veículos aéreos através de equipamentos apropriados.
Após a realização das medidas e o processamento dos dados é possível conhecer a composição dos diversos materiais e estruturas presentes em diferentes profundidades, desde as mais rasas até as mais profundas.
Essa ciência é utilizada para diversos estudos diferentes, como, por exemplo, locação de poços, prospecção mineral, estudo de contaminação ambiental, monitoramento de barragens, resistividade de solo, entre outros.
Métodos Geofísicos
Existem vários métodos geofísicos que são utilizados para os trabalhos acima, a diferença entre eles é que cada um vai medir uma propriedade do material diferente. Estes podem ser divididos em 4 principais: Os métodos potenciais, os métodos eletromagnéticos, os métodos elétricos e os métodos sísmicos.
Métodos Elétricos
Os métodos elétricos utilizam parâmetros elétricos de solos e rochas como condutividade, resistividade, potencial espontâneo e polarização para investigar a geologia de subsuperfície. Compreendem este método os métodos de resistividade, Polarização Induzida e Potencial Espontâneo.
Métodos Potenciais
Método Gravimétrico ou Gravimetria
É um método de investigação geofísica baseado nas medições e interpretações do campo gravitacional terrestre resultantes das diferenças de densidade entre as diversas rochas localizadas na superfície e subsuperfície terrestre. Este pode ser adquirido tanto em um levantamento terrestre quanto em um aéreo.
As medições são efetuadas utilizando-se gravímetros que vão determinar a intensidade do campo de gravidade da terra naquele determinado local.
Magnetometria
A magnetometria é um método de investigação geofísica que tem o objetivo de investigar a geologia com base nas anomalias do campo magnético terrestre e das propriedades magnéticas das rochas em superfície. Ela é baseada nas variações de magnetita e outros minerais ferromagnéticos e mede a susceptibilidade magnética daquele material.
Esta é uma grandeza adimensional que indica o grau de magnetização a ser induzida em determinado material uma vez inserido um campo magnético externo.
Radiométricos/Gamaespectométricos
É um método de investigação geofísica que vai medir as fontes de radiação daquele determinado material, as principais fontes de radiação gama detectadas na superfície terrestre provêm da desintegração natural do potássio (40K) e dos elementos da série do urânio (238U) e do tório (232Th).
Métodos Sísmicos
Método Sísmico de Reflexão
Esse método de investigação geofísica é um método indireto de exploração da subsuperfície e possui vantagens como: Fornecer alta definição das feições geológicas, permitir a cobertura de grandes áreas de aquisição, quando comparado com um método de aquisição direto.
O método se baseia na propagação de ondas sísmicas (vibrações) através das rochas, para isso são geradas ondas elásticas artificiais (impulsos) de duração pequena (aproximadamente 200 milissegundos) em pontos específicos na superfície da área a ser mapeada.
Essas perturbações são geradas por dinamite quando em terra ou canhões de ar comprimido no caso de regiões marinhas.
Quando essa onda atingir a interface entre duas rochas de características físicas diferentes, parte dela é refletida e retorna à superfície, onde pode ser captada por sensores, uma outra parte é refratada para o meio inferior.
Sísmica de Refração
Este método de investigação geofísica tem o princípio semelhante ao da sísmica de reflexão, porém ele vai utilizar a onda refratada para realizar a medida. As ondas são geradas artificialmente através de fontes sísmicas e as vibrações do terreno por estas produzidas são detectadas e registradas em superfície pelos geofones, que estão ligados a o sismógrafo.
A sísmica de refração pode ser utilizada tanto em estudos para profundidades rasas, quanto profundos.
Os rasos são utilizados por exemplo para estudos geotécnicos, já os profundos para estudo da litosfera.
Por característica esse método possui baixa resolução se comparado com a técnica de reflexão.
Dessa forma, é possível obter a profundidade das interfaces entre meios com diferentes velocidades e desta forma gerar um modelo que represente variações dos materiais em subsuperfície.
Este método geofísico é ideal para locais com camadas horizontalizadas, dessa forma, é utilizado também para determinar a profundidade do embasamento, localizar canais de rios antigos, determinar a interface e tipos de rochas para fundações ou estruturas de engenharia.
Conclusão
Como visto acima, a geofísica é uma ciência muito complexa e que possui diversos métodos de investigação, cada um com suas particularidades. Além disso, pode-se perceber que para cada metodologia de investigação geofísica, existem as mais variadas aplicações, podendo ser utilizadas nas mais diversas áreas de conhecimento e para os mais diversos fins.
Se quiser saber mais sobre geofísica, geologia e outros assuntos, assine nossa newsletter e siga nossas redes sociais!