Procedimentos para se realizar a sondagem a percussão (SPT)
Entender os procedimentos para se fazer uma sondagem a percussão é muito importante, confira mais aqui.
A sondagem a percussão também conhecida como sondagem SPT é um dos tipos de sondagem mais executadas para o dimensionamento de fundação. A determinação das características do solo em um terreno no qual se pretende realizar uma obra é fundamental para o sucesso da mesma.
Logo, é necessário que antes da construção sejam realizados alguns tipos de investigação geotécnicas.
PARA QUE A SONDAGEM A PERCUSSÃO SERVE?
A sondagem a percussão é um método de investigação e reconhecimento do solo que fornece informações sobre a compacidade a consistência das suas camadas constituintes do mesmo.
Isso vai permitir identificar qual a capacidade de carga suportada pelo solo.
Além desses parâmetros, existem outras informações que a sondagem à percussão fornece:
- nível do lençol freático;
- mineralogia;
- tipo de rocha.
Com todas estas informações, é possível definir com mais precisão o tipo de fundação que será empregada em um determinado terreno, bem como definir se é necessário outros tipos de estudo geotécnicos mais aprofundados.
As normas técnicas para a sondagem a percussão
No Brasil, quem prescreve a metodologia correta para a execução da Sondagem SPT é a NBR 6484/01 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Existem também outras normas técnicas da ABNT que devem ser seguidas, confira abaixo:
- NBR 6502 – 1995 – Terminologia de Rochas e Solos
- NBR7181 – 1984 – Solo/ Análise Granulométrica/ Método de Ensaio
- NBR8036 – 1983 – Procedimento e Programação de Sondagens de Simples Reconhecimento dos Solos para Fundação de Edifícios
- NBR13441 – 1995 – Simbologia de Rochas e Solos
PROCEDIMENTOS DA SONDAGEM A PERCUSSÃO
Os procedimentos da sondagem a percussão é baseado na cravação dinâmica de um amostrador padrão no solo pelo impacto de um martelo de ferro.
Com a sondagem é possível descobrir a resistência do solo, medida pelo índice de resistência a penetração determinado pela soma dos golpes dados pelo martelo de ferro.
É coletado então amostras de metro a metro, permitindo a análise tátil e visual das distintas camadas do subsolo em suas respectivas profundidades.
A ordem dos procedimentos da SPT
A sondagem a percussão possui uma série de procedimentos que possuem uma ordem de execução. Os procedimentos serão enumerados abaixo. Confira!
1. Amostrador Padrão
Quando se atinge 1 m de profundidade de perfuração, a equipe de sondagem posiciona o amostrador padrão para realizar os testes de resistência à percussão.
2. Marcação
Realiza-se a marcação de um segmento de 45 cm com o uso de um giz, este segmento é dividido em três partes iguais de 15 cm cada.
A marcação funciona como uma referência para a contagem de golpes do martelo em cada segmento.
3. Posicionamento do Martelo
Para iniciar a cravação, é necessário posicionar o martelo a 75 cm de altura como já mencionado anteriormente.
O procedimento segue com golpes até que sejam cravados os primeiros 45 cm.
Para o registro do número de golpes necessários para cravar o amostrador a cada 15 cm, é preciso a presença de um técnico que elabora o boletim.
4. Coleta das amostras
Após realizar a cravação dos 45 cm, é retirado o amostrador padrão e inicia-se a coleta de amostras do solo, até que se encontre o nível do freático.
5. Realização de testes de umidade
Se é percebido que há umidade no solo escavado, é necessário realizar um teste de umidade para saber se foi atingido o nível saturado.
O procedimento é realizado por um equipamento denominado “piu”, que ao entrar em contato com a água, irá emitir um som.
Assim, a partir deste ponto é utilizado o método de lavagem, que permite coletar material escavado pela circulação de água, com a ajuda de uma bomba motorizada.
- Torquímetro
Quando é terminado a cravação do amostrador, acopla-se o torquímetro, a fim de se obter as medidas de torque máximo e toque residual.
Algumas das principais informações obtidas deste tipo de sondagem são:
- Classificação tátil visual dos solos em cada camada;
- Capacidade de carga do solo em diversas profundidades;
- Identificação das camadas de solo que compõem o subsolo;
- Existência ou inexistência de lençol freático, bem como o nível inicial e após 24 horas.
Qual a importância da sondagem a percussão?
Em qualquer obra de edificação, é necessário realizar uma investigação geotécnica preliminar sem descartar também outros métodos de investigação complementar.
A qualidade e a eficácia das sondagens são associadas ao cumprimento das normas técnicas de sondagem.
A falta de uma investigação geotécnica é uma das principais causas de problemas em fundações de grandes obras e pode causar diversos danos, inclusive pode causar a queda do empreendimento que foi construído.
Todo procedimento técnico deve ser realizado por uma equipe especializada e acompanhado de um responsável técnico devidamente capacitado.
A GEOSCAN é uma empresa que possui o serviço de sondagem a percussão, e conta com uma equipe técnica especializada e reconhecida no mercado que realizar com qualidade este tipo de projeto.