Levantamento Geofísico: Entenda os diferentes métodos
O levantamento geofísico é basicamente a aplicação de qualquer um dos métodos da geofísica, sendo um dos mais comuns o método da eletrorresistividade. Independente do método, os levantamentos geofísicos podem ser realizados em diferentes ambientes e para diversos objetivos.
Tipos de Levantamentos geofísicos
Os levantamentos geofísicos podem ser subdivididos basicamente em dois tipos:
- Levantamentos geofísicos terrestres;
- Levantamentos geofísicos aéreos.
A diferença entre eles dois, como o próprio nome já informa, é que um utilizará veículos aéreos, como VANTS, drones, helicópteros e até mesmo aviões para realizar a medição geofísica, enquanto o outro fará isso através de equipamentos que têm contato direto com o solo.
Levantamento geofísico aéreos
O levantamento geofísico aéreo, como falado anteriormente, pode ser executado por diferentes equipamentos, variando desde drones e VANTS equipados com aparelhos que realizem a medição de um dos métodos geofísicos até helicópteros ou aviões.
A diferença entre eles é principalmente o tamanho da área que deverá ser investigada e a precisão requerida no trabalho, pois, apesar de aviões e helicópteros conseguirem percorrer extensas áreas, a precisão deles é bem menor do que de VANTS e Drones.
Levantamentos geofísicos terrestres
Os levantamentos geofísicos terrestres são feitos através de equipamentos que realizam a medida de diferentes propriedades através dos variados métodos geofísicos. Eles estão conectados de alguma forma no solo e conseguem ter uma elevada precisão, porém investigam menores aéreas, pois, precisam de uma logística e planejamento para serem executados.
Levantamento Geofísico: Métodos Existentes
Existem diferentes métodos geofísicos, entre eles estão:
- Métodos elétricos: que são compreendidos pela eletrorresistividade, pela polarização induzida e pelo potencial espontâneo;
- Métodos eletromagnéticos: que podem ser subdivididos em eletromagnético indutivo (EM), Ground penetration radar (GPR) e VLF;
- Métodos potenciais: podem ser divididos em gravimetria, magnetometria, gamaespectrometria;
- Métodos sísmicos, pode ser dividido em sísmico de reflexão e sísmico de refração (MASW).
Aplicação dos levantamentos geofísicos
Os levantamentos geofísicos podem ser aplicados a diferentes áreas de estudo, entre elas estão:
- Meio ambiente: por exemplo, na investigação de plumas de contaminação em lagos;
- Mineração: Na identificação de minérios em elevada profundidade, como, minério de cobre, minério de manganês e de ouro;
- Engenharia Elétrica: Para o dimensionamento de subestações, na medição da resistividade de solo;
- Engenharia Civil: Para a determinação do topo rochoso, através do ensaio de sísmica de refração (MASW);
- Barragens: No monitoramento e investigação da estrutura interna de barragens, para verificar se elas estão estáveis;
- Para prospecção de petróleo, através dos métodos sísmicos de reflexão.
Se quiser saber mais sobre cada um deles, conheça nosso texto que fala sobre geofísica. Nele, vamos explicar o princípio básico de cada um desses métodos.
Além dele, temos conteúdos no nosso blog que falam sobre cada um desses métodos de maneira mais específica, explicando tudo o que você precisa saber sobre cada um deles e mostrando aplicações práticas, com trabalhos já realizados pela Geoscan. Para acessá-los, basta clicar em algum dos links listados acima no texto.
Por fim, temos ainda nossos cases de sucesso, que mostram trabalhos de geofísica aplicada à barragem e a prospecção mineral. Se você quiser ficar atualizado sobre as novidades referentes ao levantamento geofísico, basta se inscrever na nossa newsletter.
Deixe um comentário